Projeto

Um conselho ao seu próprio coração

Olá, Mestras do Bem!

Você já se percebeu falando consigo mesma? O que tem dito? Como tem aconselhado seu coração?

Devocional 4: Um conselho ao seu próprio coração

Às vezes, olhamos para nossas circunstâncias e sentimos como se estivéssemos sendo engolidas por um tsunami. Talvez você esteja em um casamento difícil, lidando com uma doença na família, enfrentando desafios financeiros, ou passando por uma fase de dúvidas e medo que parece interminável. Nesses momentos, lembre-se: Deus é soberano. Deus é sábio. Deus não comete erros. Deus te ama. Ele não permitirá que nada venha à sua vida sem que seja para o seu bem final.

A Bíblia nos ensina a não permitirmos que nossos corações nos aconselhem, mas que sejamos nós a aconselhar nossos corações. Devemos dizer a nós mesmas: “Por que estás abatida, ó minha alma? Espera em Deus!” E precisamos fazer isso repetidamente, todos os dias, às vezes várias vezes ao dia.

Repetição e recordação

Você já se perguntou por que o Salmista diz praticamente a mesma coisa três vezes? Sabe por quê? Porque ele precisa desse lembrete contínuo. O coração dele, assim como o meu e o seu, é rápido para esquecer a verdade. Nossa alma tende a se abater, e precisamos aconselhá-la repetidamente. Quantas vezes você tem que voltar à mesma verdade ao longo do dia? Eu sei que já tive muitos momentos em que, antes mesmo de terminar minha manhã, eu já estava precisando me lembrar novamente: “Coração, espera em Deus!”

O inimigo de nossas almas, o diabo, usa decepções, tempestades e angústias para nos desanimar. Ele sussurra mentiras ao nosso coração, dizendo que não há esperança, que Deus não vê nossa dor, que Ele não se importa. Mas, querida irmã, esses são os momentos em que precisamos levantar a voz e aconselhar nosso coração com a verdade da Palavra de Deus.

Uma escolha diária

Assim como o Salmista, você tem que fazer uma escolha. Continuar aconselhando seu coração com a verdade da Palavra de Deus. Continuar esperando em Deus, mesmo quando parece que não há esperança. Continuar louvando, porque Ele é seu Salvador e seu Deus.

Prática com verdades bíblicas

Hoje, quero te desafiar a colocar isso em prática. Escolha algumas verdades bíblicas para declarar sobre sua vida e escreva-as em um papel, num post-it, ou salve-as no seu celular. Aqui estão algumas sugestões:

  1. “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.” (Salmo 23:1) – Quando a ansiedade te dominar, lembre-se de que o Senhor é quem cuida de você e suprirá todas as suas necessidades.
  2. “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:7) – Quando se sentir sobrecarregada, lance sobre Ele suas preocupações e confie no cuidado amoroso de Deus.
  3. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmo 46:1) – Quando o medo bater à porta, declare que Deus é seu refúgio seguro.
  4. “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2 Coríntios 12:9) – Quando se sentir fraca, lembre-se de que a graça de Deus é suficiente para te sustentar.
  5. “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Salmo 34:18) – Quando se sentir sozinha e desamparada, confie que o Senhor está perto de você.

Fale essas verdades em voz alta. Aconselhe seu coração com a verdade de Deus. Permaneça firme nas promessas que Ele te deu. E assim, querida irmã, você verá o dia em que poderá dizer: “Eu ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus.”

Que Deus te fortaleça hoje!